Impairment: você sabe o que é isso?
Você já ouviu falar sobre impairment e sabe qual é o significado prático desse termo na contabilidade e no balanço das empresas?
Quaisquer que sejam os ativos que a sua empresa possui, é muito importante que você saiba o que é impairment e o que isso significa para seu balanço patrimonial.
Para entender o significado do conceito e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final.
O que é impairment?
Impairment é um mecanismo utilizado na contabilidade para reduzir o valor de um ativo (bem ou direito) em função de eventos que reduziram o seu valor ou a expectativa de retorno financeiro sobre o bem.
As normas e boas práticas contábeis, não permitem que o valor de um ativo exceda o retorno que se espera obter em dado momento com ele.
Sendo assim, a partir do momento que uma perda de valor é identificada em determinado ativo, o seu valor deve ser prontamente reajustado.
Qual a diferença entre impairment e depreciação?
Impairment e depreciação são dois termos relacionados à redução do valor de um ativo na contabilidade, e como consequência disso, a diferença entre os conceitos costuma gerar muitas dúvidas.
Diante disso, é preciso compreender o seguinte:
Depreciação: Tem relação direta com a diminuição do valor de um ativo durante um período contábil, devido ao desgaste ao longo do tempo.
Ex: Um carro que está em uso há 5 anos, não possui o mesmo valor que tinha quando saiu da concessionária.
Na prática, podemos dizer que a depreciação de um ativo é esperada e o seu resultado financeiro é previsível.
Impairment: Tem relação direta com a queda repentina e inesperada do valor de um ativo, em virtude de eventos relacionados.
Ex: Um novo produto de um concorrente torna seu ativo desatualizado, reduzindo significativamente o seu valor de mercado.
O que é teste de Impairment?
De forma simplificada, o teste de impairment é o procedimento por meio do qual, o valor de um ativo no balanço (valor contábil) é comparado com o seu valor estimado de retorno (valor recuperável).
Com base nisso, o teste em questão possui dois resultados possíveis:
Valor contábil menor ou igual ao valor recuperável: Valor do ativo aprovado
Valor contábil maior que o valor recuperável: Valor do ativo precisa ser reduzido.
A princípio, pode parecer que o teste é simples. No entanto, a complexidade está relacionada aos valores que serão utilizados como base para comparação.
Conheça a AudiLink
Deseja saber mais sobre o assunto e entender como o impairment pode impactar nos resultados da sua empresa?
Conte com o apoio do time de auditores e especialistas da AudiLink.
Com 07 escritórios estrategicamente distribuídos pelo território brasileiro, a AudiLink tem condições de atender clientes em qualquer região do país e nos mais variados ramos de atividade com rapidez e qualidade.
Para saber mais e entrar em contato conosco, clique aqui e encontre a AudiLink mais perto de você!