A minha empresa precisa de uma auditoria?
A auditoria é um recurso que tem por objetivo certificar que os processos internos estão eficientes, seguros, confidenciais e capazes de fornecer todo o necessário aos clientes. Auditoria, em resumo, é uma verificação, uma análise de atividades desenvolvidas por uma determinada empresa.
Essa análise, além de chocar a realidade com um cenário ideal, também vem a conferir a atuação da empresa com o que fora planejado ou estabelecido anteriormente pela organização.
Você sabe se sua empresa precisa de auditoria?
Quando uma empresa precisa?
O trabalho de uma auditoria consiste na análise das operações internas, na qual procura identificar rotinas não cumpridas, profissionais não adequados aos seus respectivos cargos, indícios de qualquer tipo de desvio financeiro, assim como problemas de controles internos.
Vários são os benefícios de uma auditoria. Veremos uma lista breve logo abaixo, mas de antemão, podemos afirmar que é apenas com uma auditoria de qualidade que se pode ter uma visão mais clara a respeito do que está acontecendo em seu empreendimento.
Existe mais de um tipo de auditoria?
Sim, existem vários tipos de auditoria. As mais usuais são: auditoria interna e auditoria externa.
Vamos diferenciar logo abaixo essas duas, afinal de contas, é importante saber exatamente qual delas melhor se enquadra na sua Empresa.
Converse conosco e poderemos analisar lado a lado contigo.
Agora, confira as diferenças da auditoria interna e externa:
Auditoria Interna consiste numa investigação interna, e tem por objetivo garantir o cumprimento de normas e exigências legais como um todo. Aqui, o risco é a parcialidade de alguns dados. Além disso, nos ditames da lei, relatórios de auditoria que serão submetidos ao poder administrativo não podem ter sido executados internamente, mas apenas externamente;
Auditorias externas são independentes do corpo da Empresa. Essa auditoria, que não tem qualquer ligação com a empresa, elabora pareceres transparentes e imparciais, capazes de demonstrar o que acontece na trama do empreendimento e garantir a concordância com a legislação.
E quais empresas precisam de auditoria?
Toda vez que existe algum tipo de obrigatoriedade na Auditoria, essas recaem na auditoria externa, nos termos da lei 11.638/2007, sociedades de grande porte têm de contratar uma auditoria externa para auditar as demonstrações contábeis e financeiras. Estão classificadas como empresas de grande porte aquelas com ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões.
Essas auditorias serão capazes de benefícios como o cumprimento da legislação, assim como a atração de novos investimentos. A auditoria tem por principais fases o planejamento, a análise de amostra, a revisão analítica, a coleta de evidências e por fim, a produção do relatório.
Que tal conversar conosco aqui da AudiLink Auditores?
Se você tem alguma dúvida a respeito da necessidade ou não de contratar uma auditoria para seu empreendimento, não hesite em conversar conosco aqui da AudiLink. Dessa forma, nossos especialistas poderão lhe explicar melhor como podemos te auxiliar e garantir uma melhor gestão de riscos e aclarar seus horizontes para um melhor planejamento.
Esperamos o seu contato desde já!