A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE ESTOQUE
O controle de estoque é fundamental para prever demandas futuras, possibilita uma série de benefícios, entre eles a melhora do nível de serviços, com produtos sempre disponíveis, elimina as perdas e os problemas de atraso de fornecedores.
Em contrapartida, quando não for bem planejado, o estoque pode representar recursos parados, levando ao prejuízo, com perdas de produção.
Algumas regras são importantes e podem ser seguidas tornando o controle de estoque eficiente.
Para uma gestão de estoque mais assertiva é importante entender tudo o que envolve esse processo, não basta saber o que entra e o que sai de material e/ou produtos estocados.
É importante conhecer todos os passos, tudo que envolve o processo de entrada e saída dos materiais/produtos, assim pode-se avaliar o que se aproveitou, o que foi refugo e o que foi perda. .
É necessário entender o comportamento do seu público-alvo e sazonalidades, o processo de produção, logística, espaço físico e o planejamento financeiro, esses são apenas alguns exemplos que caracterizam o quão complexo é o processo.
Acima de tudo é importante pontuar que o processo do estoque exige um rigoroso controle de gestão, que automaticamente impacta na rentabilidade da empresa.
Definir a importância de cada item estocado garante que a compra de materiais aconteça de forma inteligente. Um dos métodos mais utilizados para isso é a curva ABC, que classifica os itens conforme seu impacto no negócio.
Para otimizar o controle de estoque, faz-se necessário investir num bom software, que pode auxiliar também em outras operações da empresa, pois esse sistema registra, automatiza e integra os diversos setores da empresa com reflexo no fluxo de caixa, balanço contábil, compras, apuração de impostos entre outros.
O controle de estoque bem implantado, traz muitos benefícios à empresa, pois permite um trabalho mais preciso, garantindo mais eficiência, reduzindo perdas e custos.