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A importância de um processo de due diligence eficiente antes do M&A

Due Diligence, em conceito, é uma terminologia utilizada no contexto das aquisições corporativas. Ela diz respeito ao processo de busca de informações acerca de uma empresa. Essa análise procura identificar alguns aspectos da área de atividade, as possibilidades, perspectivas da marca, assim como o estado dos ativos e dos passivos.

Quando se fala no processo de M&A (Merges and Acquisitions – Fusões e Aquisições), o processo de Due Diligence é indispensável, uma vez que demonstra detalhes a respeito do estado da marca que se visa adquirir. É aqui também que podemos ter uma ideia mais clara acerca da garantia do futuro crescimento da marca em tela e da real rentabilidade da empreitada.

O processo de Due Diligence e a clareza de informações

Através do processo de Due Diligence (Devida Diligência), um potencial comprador ou investidor poderá entender mais a respeito da empresa-alvo, sua estrutura, operações e principais relacionamentos comerciais. Esses dados avaliam a eficácia do potencial comercial estratégico do negócio, se mostrando um passo indispensável para momentos que antecedem Fusões e Aquisições (M&A).

Algumas considerações que devem estar presentes na análise de Due Diligence, seriam:

  1. Estrutura Corporativa e Assuntos Gerais: É de vital importância, no processo de Due Diligence prévia à fusão ou aquisição, que se estude o organograma, os acordos de acionistas, documentos de recapitalização ou reestruturação, Estatuto Social, documentos de incorporação e mais. Tais dados mostram a natureza da marca, sua força e saúde;
  2. Situação Fiscal: Auditorias governamentais, possíveis pendências com a Receita Federal, tributos nacionais e estrangeiros, declarações passadas – tudo isso deverá ser posto a prova, analisado e estudado antes de qualquer fusão ou aquisição, uma vez que são indicadores claros da saúde de uma marca;
  3. Propriedade Intelectual: O processo de Due Diligence deverá também estudar as patentes, os direitos autorais, as marcas registradas, os segredos comerciais e licenças, assim como acordos de licenciamento;
  4. Ativos: Tanto o estoque quanto os equipamentos da marca, a tecnologia presente nos espaços  e as pesquisas e desenvolvimento – tudo isso deve estar presente na análise de Due Diligence, garantindo total compreensão do estado atual da marca;
  5. Contratos Vigentes: O processo de Due Diligence deverá envolver a revisão de todos os contratos e compromissos da empresa. A Auditoria deverá entender contratos com clientes e fornecedores, cronogramas de contas a receber, empréstimos tomados pela marca, contratos de emprego, contratos de licença e assim por diante;
  6. Funcionários e Gestão: Funcionários e modelo de gestão são recursos importantes para marcas e a partir da análise desses fatores, pode-se entender melhor o valor de uma empresa.
  7. Litígio: É importante realizar uma consulta jurídica para identificar se existe alguma questão legal não resolvida, litígios pendentes, encerrados, arbitragens e assim por diante. Tais questões podem ser bombas-relógio para a integridade da marca.

A AudiLink ao seu lado no processo de Due Diligence

Após a leitura desse artigo você certamente compreendeu melhor a importância do processo de due diligence. Caso deseje entender mais a respeito do mesmo, converse um pouco conosco. Oferecemos o serviço de Due Diligence?? e podemos não somente explicar melhor como é nossa atuação, como lhe auxiliar no processo.

Esperamos seu contato desde já!

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